terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro - Reveillon e Carnaval

Olá! Não sei se vocês repararam, mas esse blog se chama "viajar é viver"e seu lema/slogan é "e relembrar é reviver"porque ele foi criado com o intuito de lembrar as viagens que eu fiz. 
Então, como não fiz nenhuma viagem super legal no último mês, vou fazer um geral nas viagens antigas, aleatoriamente...
Vou começar por algumas viagens que eu fiz para o Rio de Janeiro.

Parece cartão postal, mas fui eu quem tirou!!! Pão de Açúcar visto do Botafogo Praia Shopping

Eu devo ter ido umas 10x pro Rio, mais ou menos, porque desde 2007 tinha uma irmã morando lá, o que facilita bastante as coisas.
Assim, não tenho como citar/avaliar opções de hospedagem. 

Passei 2 carnavais e 3 reveillons no Rio. Eu sei que é clichê, mas acredite, há motivos para ser tão mundialmente conhecido. Quer saber, eu até ia escrever sobre outros lugares, mas vamos focar nisso: CARNAVAIS E REVEILLONS (parece um bom tema!)

Começando do começo:

De acordo com os registros fotográficos, a primeira vez que fui pro Rio foi para o Reveillon de 2008: 

as gringas! Reveillon de 2008

Passamos a virada em Copacabana. Minha irmã da direita comprou os cartões do metrô antecipadamente, para irmos e voltarmos. É o jeito de ir e voltar, barato, seguro e o único que realmente funciona. 

Engraçado que nesse primeiro ano não tirei uma foto boa dos fogos! 

em 2009, em Copacabana de novo, choveu, mas e daí? =)

Essa foto é só para mostrar a super tacinha de camelô!!! 

Fogos em Copacabana, 2009

Em 2010 fomos numa festa na Urca... não lembro de muita coisa, mas pelo jeito foi animada! =D Agora, lá é um péssimo lugar para ver os fogos...tipo, não dá para ver nada mesmo...

Em 2008 e 2009 eu fui para o Carnaval: 


a carater é mais divertido!!!


A festa é maravilhosa!!!! E olha que eu nem era muito fã de Carnaval... mas quando o desfile começa...SENSACIONAL!!! E se vc já viu alguma vez pela tv, esquece!!! eu não sei como, mas a Globo consegue transformar uma festa animadíssima em algo muito muito chato!


Em 2008 só fui assistir aos desfiles em um dia, no domingo. No ano seguinte, fomos no domingo e na segunda. Não lembro quais eram as escolas, nem quem ganhou naquele ano. Mas foi showwww!!! 

Para comprar os ingressos, procure o site da LIESA, que é a Liga Independente das Escolas de Samba. Pelo que me lembro funciona mais ou menos assim: em um determinado dia, eles disponibilizam os ingressos para venda exclusiva por telefone. Aí vc em que ligar um milhão e meio de vezes, até conseguir completar a ligação. Qdo vc finalmente consegue, vc diz qtos ingressos e para qual dia (qdo eu comprei era limitado a 6 ingressos por CPF e um CPF por ligação) eles te passam um código, vc faz o pagamento, eles confirmam o pagamento e os ingressos são retirados na rua da alfândega, no Rio. Acontece que, nem todas as pessoas que reservam os ingressos pagam por eles, ou podem reservar 6 e só pagar 4, por exemplo. Aí, os que não foram pagos serão disponibilizados novamente, em uma nova data e assim vai até que tudo seja vendido. 

Antes de ligar para comprar é bom ver o mapa do sambódromo, para escolher os lugares. As duas vezes que eu fui, fiquei no setor 4, que tem um bom custo-benefício. Um ponto alto desse setor é que dá para ver o recuo da bateria. Quem entende um pouquinho dos desfiles ou já viu pela tv, deve ter uma noção do que isso quer dizer... os outros terão que confiar em mim!

Os setores 1, 6 e 13 são os mais baratos, acho que eles chamam de arquibancadas populares, mas o 1 é ainda na concentração, antes do desfile em si começar e o 6 e o 13 já são na dispersão. 


:::IMPORTANTE::: 
Procure um mapa atualizado do sambódromo, porque houve uma reforma e sei que mudou mas não sei como ficou, provavelmente os setores foram renumerados, mas minhas observações continuam válidas!


Outras dicas genéricas e gerais:


Restaurantes: entre as milhares de opções, vou citar 2:


Nam Thai: comida tailandesa! Não é barato, mas é uma experiência! Fica no Leblon, Rua Rainha Guilhermina. 


Delírio Tropical: saladas incrementadas e comidas saudáveis. Gostava de ir para a praia de manhã, entre os postos 9 e 11 e na hora do almoço, qdo o sol tava mto escaldante, saía para o almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário