sexta-feira, 8 de julho de 2011

Paris!

Paris de 25 a 29 de maio  de 2011


Primeira viagem Europa, planejada desde sempre!



 E finalmente chegou! E já passou! Mas valeu muuuito a pena!

Viajei com minha mãe. Fomos com a TAP Portugal, do Rio para Lisboa e de lá para Paris (Orly).

Agora minhas impressões sobre a cidade: Paris tem um ar diferente. Não sei explicar direito, mas É diferente.

Logo do avião já deu para ver a Torre Eiffel. É incrível! Eu sinceramente não apostava muito na Torre Eiffel, mas vê-la de perto foi uma verdadeira experiência! E a maneira como ela é integrada na rotina dos parisienses também é mto legal. Em frente a ela tem um grande gramado, onde as pessoas sentam, conversam, comem... mto social!




Depois de conhecê-la, fui até o Arco do Triunfo, que também é bem bacana. O problema é que ele fica bem no meio do agito do trânsito, então contorná-lo foi uma tarefa um pouquinho complicada.



Depois, segui andando pela Champs-Élysées. Ah, isso é que é avenida!

Lojas maravilhosas! Me realizei na Sephora! Ah o mundo mágico dos cosméticos! Atenção mulheres: melhor já ir com uma listinha do que vcs querem e um limite do quanto pretendem gastar, caso contrário é possível (bemmm possível) estourar o cartão de crédito.

Até queria passear mais no primeiro dia, mas simplesmente não conseguia. Peguei o metrô e voltei pro hotel.



Segundo dia foi o dia das igrejas. Começamos pela Saint Chapelle, que tinha uma fila de uns 30 minutos. A Saint Chapelle (Santa Capela) é uma igreja pequena até, principalmente se comparada à Notre Dame. O grande atrativo são os vitrais. Os da parte térrea são bonitos e os do nível superior, fantásticos!
A entrada custa 8 euros e está incluída no Paris Museum Pass. Eu ia comprar o Paris Museum Pass para 4 dias, mas estava esgotado, estão comprei para 2 dias, 35 euros (Tem de 2, 4 ou 6 dias).

Depois fomos na Notre Dame. Uau. Amei, linda, linda. Não cobra entrada. É possível subir na cúpula (somente escadas) para tirar fotos das famosas gárgulas. Eu não subi porque ainda estava no começo da viagem e estava poupando as forças (mais tarde essa decisão se revelou muito sábia!). 




Comemos ali perto mesmo, um supersanduíche nada francês, mas barato e bem gostoso!

Depois fomos na Saint German des Prés, a igreja mais antiga de Paris, toda em pedra.

E achamos os amados macarróns! Ai como eles são lindos e deliciosos! Compramos numa loja e paramos num café. Ah como a vida pode ser boa.




Dali fomos para a queridíssima Citypharma!!! Simplesmente a melhor farmácia do mundo! hahahahah
Anota aí: Rue Bonaparte, 49. O que tem lá de tão bom? Bom, as linhas completas da La Roche Posay, Bioderma, Vichy, e muitas outras, além de suplementos alimentares como Oenobiol! E tudo com preços ótimos (mesmo em euros).

Acabei indo novamente na Citypharma no sábado e ela estava bem mais vazia (ou melhor, menos cheia). #ficaadica

À noite, mesmo cansada mas querendo fazer valer meu Paris Museum Pass, fui no Museu D'Orsay. Ô coisa maravilhosa de Deus! O prédio é lindo e as obras são fantásticas.  A que chamou mais minha atenção foi o auto-retrato de Van Gogh... muito forte! No D'Orsay são proibidas fotos, então só fiz essa clandestinamente, porque o prédio é mto lindo.



olha a luz nessa foto!

Comi no café que tem lá no museu mesmo e até que tem uns preços bem razoáveis e o atendente é mega simpático. 

Voltei caminhando para o hotel. É longe, mas é muito legal, as ruas são lindas. Fui contornando o rio Sena até chegar na Ponte Concorde. Fiquei lá esperando o anoitecer mas nada de anoitecer (já eram umas 21h!)






Acabei desistindo e fui embora, mas não sem antes passar de novo pela Torre Eiffel, que era no caminho mesmo.

No dia seguinte eu simplesmente não tinha forças para andar! Sério, minhas pernas doíam demais!!! O que me salvou foi minha super meia de alta compressão (na verdade média compressão), que eu comprei para viajar. Sério, quebrou um galhão e eu consegui ir ao Louvre e ao Pompidou. 

Fiquei a manhã no Louvre. Claro que foi pouco tempo! Me concentrei na ala das pinturas italianas (acabei deixando de ver algumas coisas do Michelangelo, que vão ficar para a próxima). 
Obras mais incríveis? João Batista de Leonardo DaVinci e A Liberdade, de Delacroix, esta última por estar em todos os livros de história. O museu como um todo é muito incrível. 




Túmulo de Maria Madalena?

Mesmo quase sem forças fui ao Pompidou, que é o Museu de arte moderna-contemporânea.





Eu adorei a arquitetura dele! Porque acho que faz muito mais sentido colocar obras contemporâneas num prédio contemporâneo... 


E a musiquinha-ruído que toca dentro desse túnel...massa!
Obras mais legais? Pra mim, Kandinski. Mas tudo que vc já viu ou ouviu falar em termos de arte moderna está aí.

Dia seguinte merecia ser light! Fui fazer o passeio de bateaux-mouche com minha mãe (Tem várias empresas que fazem. Fiz com a BATOBUS, 14 euros por pessoas, 1 dia). 
É um passeio legal, um outro ponto de vista da cidade. Você pode descer em qualquer um dos pontos, passear e voltar pro barco.

Descemos na Saint Germain des Près (para ir na Citypharma) e na Champs Elysèe (para ver a Opera Garnier e ir nas Galerias Lafayette).

Opera Garnier

Um lugar que eu queria muito conhecer era as Galerias Lafayette (claro que não mais que o Louvre!). Mas me decepcionei um pouco. Realmente lá é o luxo do luxo. Mas é um luxo do luxo mega lotado! Sério! Tipo passar esbarrando nas pessoas. Isso no piso térreo, que entre os coisas tem a parte dos cosméticos. Nos demais andares fica mais tranquilo. Fizemos um lanche lá... o melhor da minha vida!!! Café latte aromatizado, quiche de salmão e para finalizar um macarrón de framboise! Se um dia eu for condenada à cadeira elétrica é bem possível que peça isso como minha última refeição! kkkk

Para minha última noite em Paris programei para sair fazer fotos noturnas. Nessa época do ano anoitece bem tarde (depois das 21h30). 

Começando com um belo pôr-do-sol

amarelo e azul

porque Paris é dourada!


Pont de la Concorde


outro ponto de vista

video

No último dia também uma programação light: de manhã fomos a Tour Montparnasse, uma maravilhosa vista de Paris! 

Tour Montparnasse
À tarde, Jardins de Luxembourg, programa típicos dos parisienses nos domingos. Isso é uma coisa que gosto muito: fazer o que as pessoas do lugar fazem e não só os programas típicos de turistas. Os Jardins são ótimos para relaxar, tomar um solzinho, fazer um picnic, comer um crepe de nutela ou um sorvete de framboesa! 
Impressões gerais: os parisienses sabem viver! São bonitos, elegantes. Compram flores, passam horas e horas em cafés, fazem picnics na frente da Tour Eiffel. Têm supermercados maravilhosos, cosméticos fantásticos e perfumes inigualáveis. E não são grosseiros (se vcs souber como abordá-los).
Vocabulário ultra-básico (para pelo menos ser gentil):
pardon: perdão - use para começar suas frases ao falar com um desconhecido.
excuse-moi: com licença - idem
s'il vous plait: por favor
je ne parle français: eu não falo francês (usei mto essa! hahahah, seguida de:
parle-vous anglais? : vc fala inglês?
je cherche...: eu procuro...
(obs: eu não falo francês, então pode ser que tenha algo escrito errado aí em cima, mas a intenção foi das melhores!)
Onde comprar:
Citypharma
Sephora
Galeries Lafayette (de preferência na Tiffany's hahahahha... brincadeirinha... pode ser na Cartier tb....kkk)
Monoprix: mercado. Frutas lindas, pães, vinhos, queijos e vende também comidas prontas.

Dicas gerais, contratempos e etc:







Viajei do Rio para Paris fazendo conexão em Lisboa, assim a imigração (e as compras de free shop) foram feitas em Portugal.


Como tem uma conexão em Portugal, é preciso passar pelo raio-x de novo ao embarcar para Paris, ou seja, existe o limite de líquidos (embalagens de 100ml até o máximo de 1l).

Chegamos em Paris dia 25 de maio, lá pelas 14h. Meu plano era pegar um táxi e pronto, chegaríamos fácil ao Ibis Tour Eiffel.

MAS, os táxis estavam em greve. O que complicou muito nossas vidas. Lá fomos eu e minha mãe pegar o Orlybus (6,60 euros/pessoa). O que seria muito simples se nossas malas não fossem enormes. Sim, preciso aprender a carregar menos coisas.

Enfim, pegamos o Orlybus, descemos na estação Denfert Rochereau, onde pegamos a linha 6 do metrô até a estação Cambronne, que fica a uns 150m do hotel, no máximo. Agora, o que dificulta a vida do viajante são as escadas. A Denfert e a Cambronne, assim como diversas estações têm MUITAS escadas (mas eu disse muitas).

Nos dias em que estivemos em Paris vimos muitas pessoas andando com malas pelas estações do metrô. Mas as malas eram pequenas. Das duas uma: ou os europeus são realmente muito mais econômicos que os sulamericanos na hora de arrumar as malas ou eles estavam viajando só para um fim de semana!

Ou seja, quanto menores forem suas malas, maior será sua mobilidade (conclusão óbvia!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário